Nigéria - Fela Kuti

Fela Anikulapo Kuti, nasceu a 15 de Outubro de 1963 em Abeokuta, Ougun State, Nigéria numa família de classe média. A mãe era uma activista dos direitos das mulheres e pertencia ao movimento anti-colonial e o pai era um um padre protestante e director de escola, tendo sido o primeiro presidente da União de Professores da Nigerianos. É neste contexto que Fela Kuti é educado, com uma forte consciência social e politica do País em que vive.

(Fela Kuti - 02 - Fefe Naa Efe, 8,10)
Em 1958 vai para Londres com a intenção de estudar medicina, mas decide enveredar pela música. Forma a banda Koola Lobitos, que começa a tocar um estilo novo e que mais tarde se dá o nome de Afrobeat. Este estilo resulta da fusão do Jazz, Funk com os estilos bem marcados da música tradicional negra.

Em 1963, regressa à Nigéria e re-forma os Koola Lobitos que depois de descobrir o movimento black power lhe dá o nome de Nigéria70. Irreverente, controverso torna-se um lider no processo de libertação da Nigéria.

(Fela Kuti - 03 – Igbe, 8:06)

Envolve-se na luta contra os governos militares Nigierianos e a sua música passa a arma politica integrada no movimento de defesa dos direitos humanos e das ditaduras militares. Morre, em Lagos, Nigéria a 2 de Agosto de 1997.

(Fela Kuti - 01 - Gentleman, 14:39)