Mali – Salif Keita

Salif Keita nasceu a 25 de Agosto de 1949 em Djoliba no Mali. Reúne condições físicas e de descendência que o tornam único, além de ser portador de uma voz a que muitos chamam a “voz dourada de África".

(Salif Keita, Dalimansa, 4:52)

A sua música é uma mistura de estilos de música tradicional da África Ocidental, Europa e América e no entanto mantendo estilo de música Islâmica. Entre os instrumentos musicais mais utilizados por Salif Keita incluem-se balafons, Djembês, guitarras e koras.

(Salif Keita, Sina (Soumbouya, 4:49)
Ele é único, não só devido à sua voz como também pelo facto de ser albino, sinal de azar na cultura Mandinka, e por ser um descendente directo do fundador do Império Mali, Sundiata Keita. Esta herança significa que Salif Keita nunca poderia ser um cantor que é visto como uma função desempenhada por Griots.
(Salif Keita, Tenin, 6:16)
Salif refugiou-se em Abidjan, Costa do Marfim, devido à instabilidade politica que assombrou o Mali em meados de 1970 e foi com a banda para Les Ambassadeurs Internationales que ganhou reputação internacional. Em 1977 Keita recebeu o prêmio National Order do presidente da Guiné, Sékou Touré. Mais tarde vai viver para Paris.

(Salif Keita, Papa, Abede, 6:36)


Videos